O Taiko é tocado com bastões (Bachi) feitos de Bambu, Pinho ou outras variedades de madeiras, que medem cerca de 40cm , conforme o tamanho do Taiko.
Carregando quase dois mil anos de tradição, o Taiko foi uma das primeiras expressões musicais Japonesas a serem espalhadas pelo mundo.
Atualmente, existem quase oito mil grupos de Taiko, somente no Japão. O conjunto dos instrumentos é composto por Taiko''s de diversos tipos, Takê''s (bambus) , Atarigane''s e Shappa''s , que são instrumentos metálicos usados para dar ritmo à música.
No Brasil, o Taiko chegou graças aos imigrantes de japoneses que trouxeram o Taiko tradicional de suas regiões em suas bagagens e lembranças. Entretanto, ele se difundiu também graças ao Kumidaiko, apresentado por grupos tradicionais como Tangue Setsuko Taiko Dojo, Godaiko, Vitória, Byakko e Setsuo Kinoshita Taiko Group. Estes grupos popularizaram o Taiko no Brasil e como não poderia deixar de ocorrer, formaram-se vários grupos por todo o pais, que atualmente conta com aproximadamente 60 grupos.
Entre sua variedade os instrumentos mais conhecidos são:
Odaikô:
É o maior dos Taikôs. Todo tambor de Taikô com mais de 84 cm é considerado um Odaikô. É o que emite o som mais grave devido ao seu tamanho. Ele pode ser tocado por um ou dois instrumentistas. Em português, a palavra significa grande tambor.
Okedo Daikô:
Taikô de tamanho médio. É o modelo mais comum utilizado pelos grupos de Taikô. Por não ser tão grande como o Odaiko, por exemplo, é mais fácil de ser transportado. Em média possui 50 cm de diâmetro. Em português a palavra significa taikô com corpo de barril.
Shime Daikô:
É o menor dos taikôs. Produz o som mais agudo entre os tambores. Pode ser tocado em pé ou sentado (com o instrumento entre as pernas). Têm cerca de 15 cm de diâmetro. É tocado com batidas rápidas e leves. Em português significa tambor de aperto.Naname:
Para tocar esse tipo de taikô, a pessoa tem de ficar posicionada ao lado do instrumento, que fica na posição diagonal. A inclinação do naname é de cerca de 45°. O posicionamento permite bastante mobilidade de quem está tocando. Esse tipo de taikô também é chamado de Oritatami daí. Em português, significa ficar flexível.Takê:
É o instrumento feito de um tronco de bambu, seu som é seco e bastante alto.
Fuê:
É uma flauta transversal (utilizada de lado) com um furo para boca e 7 furos para as notas musicais, tradicionalmente é feita de bambu, mas há versões em PVC.
O Fue geralmente é encontrado em 7 diferentes afinações sendo a mais difundida a afinação em C (Dó) conhecida como "hachi-choushi". O modelo tradicional em bambú costuma ter 8 furos (contando sempre o furo do sopro) mas modelos de 7 furos são recomendados a quem está aprendendo por serem mais fáceis de tocar.
Chappa:
A Chappa é um instrumento formado por um par de peças metálicas, semelhantes a dois pratos. Seu som é diferente de qualquer outro e possibilita a composição de inúmeras combinações. Podendo ser carregada por todo o palco, dá ao tocador uma imensa liberdade de movimentos.
Tekkan:
O Tekkan é um instrumento metálico de percussão com três variações de tonalidade. Devido ao seu som metálico e agudo, que se destaca entre o som dos tambores, é normalmente utilizado para marcação de tempo e ritmo.
Nagado-daiko:
O nagado é uma espécie de taiko formada por duas membranas de couro presas por tachas a um corpo abaulado de madeira, tradicionalmente escavada, proporcionando um som residual duradouro. É afinado somente no momento da fabricação, tornando-a mais trabalhosa e demorada se comparada a do okedo.
Hira-daiko:
O hiradaiko é a nomeação dos taikos cujo diâmetro do couro é consideravelmente maior que a altura do corpo de madeira.
Vendem tambem ?
ResponderExcluir