segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Taiko: Associação Brasileira comemora 10 anos de atividades

Taiko: Associação Brasileira comemora 10 anos de atividades
A Associação Brasileira de Taikô está comemorando 10 anos de atividades. Para marcar a data, a entidade realizará neste fim de semana (21 e 22), evento comemorativo no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social). A programação tem início no sábado, a partir das 17 horas, com a realização de uma cerimônia comemorativa marcada para o Grande Auditório do Bunkyo. Estão programadas homenagens a 45 personalidades que contribuíram com a ABT ao longo desses anos, entre eles, fundadores e ex-presidentes. Em seguida, haverá um jantar no Ginásio de Esportes.
No domingo, acontece o 9º Festival de Taikô no Grande Auditório com a participação de 27 times, sendo 13 da categoria Júnior (menos de 18 anos), 10 da Livre, 2 da Master (acima de 40 anos), e 2 da Especial (os campeões do ano passado), além de cerca de 20 participantes da categoria Odaiko.

Grupo Wakaba, campeão Junior de 2011 (foto: divulgação)

Durante o Festival, que começa às 9 horas, o público poderá conferir de perto o maior odaiko existente no Brasil Trata-se de uma doação do empresário Hideaki Iijima, que por sua vez recebeu de presente de Ishioka Takemi, da cidade de Esashi, na província de Hokkaido. O tambor, que encontra-se no kaikan de Vila Ré, mede 1m60 de diâmetro e pesa cerca de 400 quilos. Para se ter uma ideia do tamanho, os maiores que existem atualmente não chegam a 1m20 de diâmetro.
Como atrativo, o campeão da categoria Júnior garante vaga para representar o Brasil no Festival que acontece no Japão. Antes, o time brasileiro participava apenas como convidado, mas em função da evolução do nível técnico, os brasileiros passaram a competir com os japoneses.
No ano passado, o campeão desta categoria foi o grupo Wakaba, da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, e o da categoria Livre, de Paranavaí, ambos no Estado do Paraná.


Em 2011, grupo paranaense Wakaba conquistou o título na categoria Júnior (foto: divulgação)


Evolução – O presidente da ABT, Orlando Shimada, atribui a evolução técnica dos brasileiros ao intercâmbio com os próprios japoneses, além de muita dedicação e treinamento. “Todos os anos realizamos exame de capacitação técnica para aumentar o nível dos tocadores”, explica Shimada, acrescentando que a ABT conta atualmente com 62 associações filiadas.
“E a tendência é o número crescer a cada ano que passa. Este ano, por exemplo, teremos a participação de grupos de Cuiabá, São Carlos e Brasília”, diz Shimada, explicando que a ABT também desenvolve um trabalho junto a comunidades carentes, como a Escola Estadual Paulo Kobayashi, em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi (IPK) e a Futurong, em Parelheiros (zona Sul de São Paulo).
“A procura pelo taikô está aumentando porque o aprendizado exige disciplina e respeito, o que acaba sendo interessante no mundo de hoje”, destaca Orlando Shimada, lembrando que apesar de estar comemorando 10 anos de atividades, a ABT foi fundada só foi fundada em 2004.


CURSO E EXAME de Capacitação dos 5º, 4º e 3º Graus
"A Associação Brasileira de Taiko vem por meio desta, agradecer a todos pela participação e prestígio ao Festival de Taiko do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e parabenizar as equipes campeãs e todas as demais equipes que se esforçaram ao máximo desenvolvendo assim o wadaiko no Brasil.
Com este propósito de aprimoramento do Taiko no Brasil, faremos o Curso e Exame de Capacitação Técnica em Taiko para o 5º, 4º e 3º Graus. Nesta oportunidade da realização destes exames, a Associação Brasileira de Taiko (ABT) gostaria de solicitar aos interessados, que preencham a ficha em anexo e retornem à sede (via e-mail ou fax)."



8º Campeonato Brasileiro de Taiko
O 8º Campeonato Brasileiro de Taiko realizado pela ABT (Associação Brasileira de Taiko) será sediado em Presidente Prudente (SP) e reunirá mais de 40 associações com mais de 500 taikouchis (tocadores).

O campeonato é realizado em categorias: Livre, Junior e Oodaiko - e o Kawasuji Seiryu Daiko estará representado nas duas últimas categorias. O vencedor da categoria Junior é convidado para participar do Campeonato Junior de 2012 para representar o Brasil internacionalmente. Prestigiem este festival e torçam pela vitória dos melhores! Com certeza será emocionante! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário