segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Workshop em Taubaté - SP 30.09.2012

No dia 30 de setembro o grupo fará uma viagem para Taubaté em São Paulo
Dêem uma olhada no nosso calendário de eventos: http://kaminaritaikorj.blogspot.com.br/2012/09/calendario-de-eventos.html

Vamos passar dois dias treinando com o Kaito Taiko de lá na escola de música Kaito. 
Agradeçemos de coração pelo convite do sensei Yoohey que também esteve aqui em Valença no 5° Festival Cultural Brasil-Japão. E estaremos animadamente dando o nosso melhor lá!
Passei por aqui pra divulgar o blog do grupo de SP, link abaixo:

http://www.kaitotaiko.com.br/index.php
http://kaitotaiko.blogspot.com.br/

Atenciosamente
Nai

Tipos de Taiko (instrumentos)

Cada Taiko é um trabalho artesanal, feito sobre uma única grande e maciça tora de madeira nobre (Keyaki, Pinho Negro Japonês entre outros) e dois couros especiais. O produto final é um corpo de madeira oco, com os couros fixados através de pregos especiais em cada extremidade do corpo.

O Taiko é tocado com bastões (Bachi) feitos de Bambu, Pinho ou outras variedades de madeiras, que medem cerca de 40cm , conforme o tamanho do Taiko.




Carregando quase dois mil anos de tradição, o Taiko foi uma das primeiras expressões musicais Japonesas a serem espalhadas pelo mundo.

Atualmente, existem quase oito mil grupos de Taiko, somente no Japão. O conjunto dos instrumentos é composto por Taiko''s de diversos tipos, Takê''s (bambus) , Atarigane''s e Shappa''s , que são instrumentos metálicos usados para dar ritmo à música. 

No Brasil, o Taiko chegou graças aos imigrantes de japoneses que trouxeram o Taiko tradicional de suas regiões em suas bagagens e lembranças. Entretanto, ele se difundiu também graças ao Kumidaiko, apresentado por grupos tradicionais como Tangue Setsuko Taiko Dojo, Godaiko, Vitória, Byakko e Setsuo Kinoshita Taiko Group. Estes grupos popularizaram o Taiko no Brasil e como não poderia deixar de ocorrer, formaram-se vários grupos por todo o pais, que atualmente conta com aproximadamente 60 grupos.

Entre sua variedade os instrumentos mais conhecidos são:


Odaikô
É o maior dos Taikôs. Todo tambor de Taikô com mais de 84 cm é considerado um Odaikô. É o que emite o som mais grave devido ao seu tamanho. Ele pode ser tocado por um ou dois instrumentistas. Em português, a palavra significa grande tambor. 


Okedo Daikô:  

Taikô de tamanho médio.  É o modelo mais comum utilizado pelos grupos de Taikô. Por não ser tão grande como o Odaiko, por exemplo, é mais fácil de ser transportado. Em média possui 50 cm de diâmetro. Em português a palavra significa taikô com corpo de barril.  

 


Shime Daikô

É o menor dos taikôs. Produz o som mais agudo entre os tambores. Pode ser tocado em pé ou sentado (com o instrumento entre as pernas). Têm cerca de 15 cm de diâmetro. É tocado com batidas rápidas e leves. Em português significa tambor de aperto.


Naname:

Para tocar esse tipo de taikô, a pessoa tem de ficar posicionada ao lado do instrumento, que fica na posição diagonal. A inclinação do naname é de cerca de 45°. O posicionamento permite bastante mobilidade de quem está tocando. Esse tipo de taikô também é chamado de Oritatami daí. Em português, significa ficar flexível.

Takê:
É o instrumento feito de um tronco de bambu, seu som é seco e bastante alto.


Fuê: 
É uma flauta transversal (utilizada de lado) com um furo para boca e 7 furos para as notas musicais, tradicionalmente é feita de bambu, mas há versões em PVC.
O Fue geralmente é encontrado em 7 diferentes afinações sendo a mais difundida a afinação em C (Dó) conhecida como "hachi-choushi". O modelo tradicional em bambú costuma ter 8 furos (contando sempre o furo do sopro) mas modelos de 7 furos são recomendados a quem está aprendendo por serem mais fáceis de tocar.



Chappa:
A Chappa é um instrumento formado por um par de peças metálicas, semelhantes a dois pratos. Seu som é diferente de qualquer outro e possibilita a composição de inúmeras combinações. Podendo ser carregada por todo o palco, dá ao tocador uma imensa liberdade de movimentos.


Tekkan:
O Tekkan é um instrumento metálico de percussão com três variações de tonalidade. Devido ao seu som metálico e agudo, que se destaca entre o som dos tambores, é normalmente utilizado para marcação de tempo e ritmo.

 

Nagado-daiko:
O nagado é uma espécie de taiko formada por duas membranas de couro presas por tachas a um corpo abaulado de madeira, tradicionalmente escavada, proporcionando um som residual duradouro. É afinado somente no momento da fabricação, tornando-a mais trabalhosa e demorada se comparada a do okedo.




Hira-daiko:
O hiradaiko é a nomeação dos taikos cujo diâmetro do couro é consideravelmente maior que a altura do corpo de madeira.


Taiko: Associação Brasileira comemora 10 anos de atividades

Taiko: Associação Brasileira comemora 10 anos de atividades
A Associação Brasileira de Taikô está comemorando 10 anos de atividades. Para marcar a data, a entidade realizará neste fim de semana (21 e 22), evento comemorativo no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social). A programação tem início no sábado, a partir das 17 horas, com a realização de uma cerimônia comemorativa marcada para o Grande Auditório do Bunkyo. Estão programadas homenagens a 45 personalidades que contribuíram com a ABT ao longo desses anos, entre eles, fundadores e ex-presidentes. Em seguida, haverá um jantar no Ginásio de Esportes.
No domingo, acontece o 9º Festival de Taikô no Grande Auditório com a participação de 27 times, sendo 13 da categoria Júnior (menos de 18 anos), 10 da Livre, 2 da Master (acima de 40 anos), e 2 da Especial (os campeões do ano passado), além de cerca de 20 participantes da categoria Odaiko.

Grupo Wakaba, campeão Junior de 2011 (foto: divulgação)

Durante o Festival, que começa às 9 horas, o público poderá conferir de perto o maior odaiko existente no Brasil Trata-se de uma doação do empresário Hideaki Iijima, que por sua vez recebeu de presente de Ishioka Takemi, da cidade de Esashi, na província de Hokkaido. O tambor, que encontra-se no kaikan de Vila Ré, mede 1m60 de diâmetro e pesa cerca de 400 quilos. Para se ter uma ideia do tamanho, os maiores que existem atualmente não chegam a 1m20 de diâmetro.
Como atrativo, o campeão da categoria Júnior garante vaga para representar o Brasil no Festival que acontece no Japão. Antes, o time brasileiro participava apenas como convidado, mas em função da evolução do nível técnico, os brasileiros passaram a competir com os japoneses.
No ano passado, o campeão desta categoria foi o grupo Wakaba, da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, e o da categoria Livre, de Paranavaí, ambos no Estado do Paraná.


Em 2011, grupo paranaense Wakaba conquistou o título na categoria Júnior (foto: divulgação)


Evolução – O presidente da ABT, Orlando Shimada, atribui a evolução técnica dos brasileiros ao intercâmbio com os próprios japoneses, além de muita dedicação e treinamento. “Todos os anos realizamos exame de capacitação técnica para aumentar o nível dos tocadores”, explica Shimada, acrescentando que a ABT conta atualmente com 62 associações filiadas.
“E a tendência é o número crescer a cada ano que passa. Este ano, por exemplo, teremos a participação de grupos de Cuiabá, São Carlos e Brasília”, diz Shimada, explicando que a ABT também desenvolve um trabalho junto a comunidades carentes, como a Escola Estadual Paulo Kobayashi, em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi (IPK) e a Futurong, em Parelheiros (zona Sul de São Paulo).
“A procura pelo taikô está aumentando porque o aprendizado exige disciplina e respeito, o que acaba sendo interessante no mundo de hoje”, destaca Orlando Shimada, lembrando que apesar de estar comemorando 10 anos de atividades, a ABT foi fundada só foi fundada em 2004.


CURSO E EXAME de Capacitação dos 5º, 4º e 3º Graus
"A Associação Brasileira de Taiko vem por meio desta, agradecer a todos pela participação e prestígio ao Festival de Taiko do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e parabenizar as equipes campeãs e todas as demais equipes que se esforçaram ao máximo desenvolvendo assim o wadaiko no Brasil.
Com este propósito de aprimoramento do Taiko no Brasil, faremos o Curso e Exame de Capacitação Técnica em Taiko para o 5º, 4º e 3º Graus. Nesta oportunidade da realização destes exames, a Associação Brasileira de Taiko (ABT) gostaria de solicitar aos interessados, que preencham a ficha em anexo e retornem à sede (via e-mail ou fax)."



8º Campeonato Brasileiro de Taiko
O 8º Campeonato Brasileiro de Taiko realizado pela ABT (Associação Brasileira de Taiko) será sediado em Presidente Prudente (SP) e reunirá mais de 40 associações com mais de 500 taikouchis (tocadores).

O campeonato é realizado em categorias: Livre, Junior e Oodaiko - e o Kawasuji Seiryu Daiko estará representado nas duas últimas categorias. O vencedor da categoria Junior é convidado para participar do Campeonato Junior de 2012 para representar o Brasil internacionalmente. Prestigiem este festival e torçam pela vitória dos melhores! Com certeza será emocionante! 



A historia do Taiko japonês (Wadaiko)

"É um instrumento musical tradicional do Japão transmitido desde a era Jomon, com mais de 2500 anos de história."

 O Taiko podia ser utilizado para motivar tropas, nos festivais, para agradecimentos pelas boas colheitas, nas cerimônias religiosas tanto xintoísta como budista, assim como nas apresentações de teatro tradicionais tais como Kabuki e Nô, entre outros. Supõe-se que é capaz de emitir um som místico encantando a todos que ouvem.

A
té os dias atuais o Taiko é considerado a morada dos deuses e das almas dos antepassados e muitas vezes se encontram instalados nos templos como objeto sagrado. Após uma abstinência e purificação, ao tocar o Taiko com a alma, acreditava-se que os deuses surgiam para atender aos nossos desejos, possibilitando a comunicação entre os deuses, as almas e os seres humanos.
 Temos como exemplo a Mitologia Japonesa,
em que a deusa do sol estava zangada com o povo do Japão e se escondeu em uma caverna. Para chamar a atenção da deusa e fazer com que ela saísse da caverna e o sol voltasse a brilhar, um dos deuses dançou sobre um tambor. Histórias como esta nos dão a idéia da antiguidade das origens dos taikos religiosos e festivos.

Em seus primórdios, o instrumento era destacado como uma forma de comunicação entre comunidades rurais e também servia como demarcador de áreas, limitando certa região de acordo com o espaço onde fosse audível o som dos tambores. Foram muito utilizados nas guerras, tanto para comandar as tropas quanto para amedrontar os inimigos no campo de batalha, pois o som podia ser ouvido a uma grande distância. Contudo, após a segunda guerra mundial a sua função social sofreu uma grande mudança sendo hoje, quase que exclusivamente encontrado em festividades de cunho artístico.
 É digno de nota que o som do Taiko encanta a alma e enche de alegria o coração.
O atrativo principal do Taiko japonês, sem dúvida é a sua vibração, seu som residual e a produção da sensação de dinamismo vibrante de aquecer o sangue fazendo com que o corpo se movimente energeticamente.

O significado profundo da alma do Taiko é:
A confirmação da nossa vitalidade e do grito de nossa própria alma;
O compartilhamento de sentimentos com os próximos;
O estímulo e o encorajamento recíproco."

2011.11.12 Lion's Roar ~MANGETSU~ by class of 2014

http://www.facebook.com/photo.php?v=427110073997766

O simbolo Mitsudomoe

 







Mitsudomoe, é um simbolo que representa o Deus do Trovão (Kaminari) no Japão. Quando tem uma tempestade e ouvem-se os trovões, conta a lenda que na verdade esse barrulho é o Kaminari batendo em seus enormes tambores lá em cima das nuvens. Então no Japão, esse desenho simboliza não somente a força do trovão, mas a Força em geral. No oriente é dito que aquele que tivesse esse símbolo, teria uma força concebida pela natureza. As bandas Japonesas de Taiko (que tocam naqueles tambores gigantes) Geralmente usam esse desenho pintado nas peles dos tambores.
A junção dos três simbolos (tomoe) representam Terra, Céu e Homem. 

domingo, 9 de setembro de 2012

Sobre o grupo Kaminari Taiko

 Taiko o Alimento da Alma

"O taiko, que tem se difundido largamente, é repleto de significados, que transparecem em cada mesura, cada gesto, cada ritmo, de modo que acredito que ele leva a transmissão da cultura japonesa profunda, relacionada com os rituais dos deuses. E pelo fato de assimilar esta culta que é indispensável ser educado, saber agir em grupo, treinar em grupo, é cultivado o espírito de cooperação, o respeito pelo próximo e a consideração.
É um instrumento musical tradicional do Japão transmitido desde a era Jomon, com mais de 2500 anos de história. É um instrumento imprescindível nas celebrações religiosas tanto xintoísta como budista, assim como nas apresentações de teatro tradicionais tais como Kabuki e Nô. Ainda, ele foi instrumento utilizado nas guerras e também para demarcação de territorio como forma de comunicação." 
- Após uma abstinência e purificação, ao tocar o Taiko com a alma, acreditava-se que os deuses surgiam para atender aos nossos desejos. Portanto, o Taiko era considerado um instrumento precioso no qual possibilitava a comunicação entre os deuses, as almas e os seres humanos. Supõe-se que este instrumento, é capaz de emitir um som místico encantando a todos que ouvem. -

O grupo Kaminari faz parte da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Valença/Rio das Flores/Região (Anibra), atualmente composto de 6 a 7 membros ativos nas apresentações sendo em sua maioria transcorridas em eventos sobre a cultura Japonesa. 

Entre os fundamentos mais importantes estão:
A precisão, o encorajamento recíproco, o respeito, o vigor, a dedicação, o grito de nossa própria alma e a confirmação de nossa vitalidade.
Nosso grupo dedica-se à transmitir a historia milenar do taiko, assim como suas raizes na cultura japonesa através de seus conceitos e de sua vibração! 

Bem-vindos ao nosso blog!!

Kaminari Taiko Group he Yokoso!

Esta página terá o intuito de atualizar o nosso querido calendário de apresentações, assim como informações em geral sobre o taiko. (fotos, eventos, matérias, treinos, videos etc) Nosso blog até segunda ordem será público e aberto para divulgações e comentários. Agradeço a todos pela visita de hoje!
Muito em breve estarão disponiveis telefone de contato e email.
Atenciosamente Nai  

Calendário de Eventos