quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Historia da ANIBRA

História
A cidade de Valença, no vale do Paraíba Fluminense, região conhecida historicamente como Vale do Café, desponta como um dos centros de promoção e irradiação da cultura japonesa. Para tanto foi fundada a ANIBRA, Associação de Cultura Nipo-Brasileira, abrangendo, além de Valença, a cidade vizinha Rio das Flores, como dois locais que se destacaram pela  forte presença nipônica no Estado do Rio de Janeiro . A associação foi criada mês  12 de junho de 2005 para reunir as famílias de descendentes que não contavam, até então, como um ponto de referência entre si.

ANIBRA – Associação Cultural Nipo Brasileira inaugurou no domingo, dia 19, na FAA (Fundação Educacional Dom André Arcoverde), seu curso de Idioma Japonês, com diversificada programação . O curso administrou pelo Prof. Bernado já tem mais de 70 inscritos.
A cerimônia de inauguração aconteceu após a visita da comitiva consular á sede da Associação Cultural Nipo Brasileira de Valença, Rio das Flores e região, que funciona no campus principal da FAA. Entre outras autoridades, estiveram presentes o Sr. Kiyoshi Ishi, Cônsul do Centro Cultural e informativo do Consulado do Japão no Rio de Janeiro; Sr. Akiyoshi Shikada, Presidente da RENMEI - Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Estado; Hidehiro Takashi, Diretor Vice- Presidente da MITSUI Brasileira; Dr. Fabio Vieira; O Prefeito de Valença. Dr. Jose Rogério Moura Filho, diretores de Faculdades  e Conselheiros da FAA.
ANIBRA Festeja expansão de sua Cultura.




Coral Hikari

Uma das realizações da ANIBRA foi a reunião de um grupo de descendentes e de simpatizantes da cultura japonesa para a formação de um coral que se destina a divulgar um pouco desta cultura  tão vasta. Trata-se do Coral Hikari, palavra muito presente em muitas músicas populares japonesas, principalmente as mais antigas que cantam a família, os astros os animais, as flores, enfim, a natureza. Por esse motivo, e pela palavra que significa luz, brilho, escolheu-se tal nome para o coral.
Seu inicio deu-se mês fevereiro de 2008 durante a 1ª semana  de Cultura Nipo- Brasileira realizada me Valença, por ocasião da comemoração do Centenário da Imigração japonesa no Brasil. A abertura oficial deste evento contou com a presença do Cônsul Geral do Japão no Estado do Rio de janeiro e sua comitiva, além de autoridades locais. Para poder participar da abertura um grupo de membros da ANIBRA reuniu-se com outros dois grupos de corais locais para ensaiar o Hino Nacional japonês e o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro Antônio Carlos da Silva. Na festividade, além dos dois hinos, foram apresentadas outras músicas japonesas e brasileiras.  Atualmente, o coral é formado por cerca de onze pessoas, descendentes de japoneses e não descendentes, que apreciam a cultura japonesa. Todos são moradores, exercendo diversas outras profissões e o grupo, apesar de jovem ainda, tem participado  de alguns eventos na região e em outros municípios, contribuindo para levar a todos um pouco de melodia e da cultura japonesa.
O coral se – apresenta com Happis, veste típica japonesa, para suas apresentações em eventos, o que levou a uma dinamização ainda maior do grupo e sua melhor visibilidade.
Através da musica, o Coral Hikari pretende ser um canal de divulgação da cultura japonesa, como dito, por onde se apresentar, procurando  alcançar um público de diversas idades, etnias e costumes, tendo alcançado grande receptividade nos eventos de que participa, cativando as pessoas e procurando, com toda a certeza, acordar aqueles que vieram há mais tempo do Japão e seus descendentes para o resgate desta cultura, que muitos estavam, se esquecendo, uma vez que passarão a ter a oportunidade de relembrar musicas antigas que estavam caindo no esquecimento. O coral propõe, assim, a fazer apresentações onde for convidado, bastando entrar em contato.


http://fabioja.wix.com/httpkaminaritaiko#!anibra/c1coe

Nenhum comentário:

Postar um comentário