Embora o foco principal da performace sejam os taikos, outros instrumentos musicais tradicionais, como fue e shamisen também fazem aparição no palco assim como a dança tradicional e performace vocal. Seu espetáculo inclue peças baseadas nos ritmos tradicionais de regiões do Japão, peças compostas para o Kodo por compositores contemporâneos, e peças escritas pelos próprios membros. Os números apresentados podem mudar de concerto para concerto. Seu desempenho normalmente dura cerca de uma hora e quarenta minutos.
Em japonês, a palavra "Kodo" -Kodô transmite dois significados: "Batida do coração" a fonte primordial de todo o ritmo e, ao ler de uma forma diferente, a palavra pode significar "Criança", um reflexo do desejo de Kodo para tocar seus tambores, simplesmente, com o coração de uma criança.
O grupo se esforça tanto para preservar como para re-interpretar as artes tradicionais japonesas. Ao retornar para a ilha de Sado reunem-se as experiencias e musica de turnês mundiais e viagens de pesquisa, que exercem uma forte influência sobre o desempenho do grupo e suas composições. Eles também colaboram com outros artistas e compositores.
Desde sua estréia no Festival de Berlim em 1981, Kodo tem dado mais de 3.100 apresentações nos cinco continentes, gastando cerca de um terço do ano no exterior, um terceiro em turnê no Japão e um terceiro descansando e preparando material novo na ilha de Sado.
Organizações
Há três organizações que lidam com as atividades no grupo. Kitamaesen gerencia tudo relacionado com as atividades de apresentações. Otodaiku, gerencia os direitos autorais do grupo e o desenvolvimento e venda de instrumentos musicais usados por eles. O grupo sem fins lucrativos é organizado sob a Fundação Cultural Kodo.
Kodo Aldeia
Depois de mais de uma década vivendo em uma escola convertida em casa, Kodo finalmente obteve 25 hectares (100.000 m2) de terra densamente florestada na península Ogi na parte sul da Ilha de Sado, e em 1988 a cerimônia de abertura da aldeia foi realizada. De acordo com sua dedicação em preservar as artes tradicionais, a primeira estrutura, o prédio principal, foi remontado a partir das madeiras de uma fazenda com mais de 200 anos de idade que estava marcada para demolição. E agora extendida possui cozinhas comunitárias e áreas de jantar, bem como uma biblioteca dedicada ao mundo da música e da dança. Desde então, um edifício de recepção, um edifício dormitório, um estúdio e, mais recentemente, uma nova sala de ensaios foram adicionados. Além desses principais edifícios comunais, membros casados do grupo têm vindo a construir casas de família em torno da terra.
Membros
Existem atualmente 48 membros, incluindo 24 membros que participam das apresentações (17 homens, 7 mulheres) e 24 membros da staff. Os artistas variam na idade de 22 a 58 anos de idade. Aprendizes e trabalhadores a tempo parcial, o número total de pessoas que fazem parte da família Kodo chega a cerca de 70 pessoas.
Aprendizes que esperam ser tocadores (existem também aprendizes que esperam para se tornarem membros da staff) passam dois anos vivendo juntos em comunidade, que já foi uma escola abandonada. Após este período, os aprendizes que foram selecionados para se tornarem membros júnior passam mais um ano de treinamento e prática na esperança de que no final do ano, eles sejam escolhidos para fazer parte da organização Kodo.
No passado, o grupo viveu comunalmente como um todo. Isto ainda é verdade para os membros mais jovens que vivem juntos na aldeia, mas membros seniores vivem fora da vila em comunidades próximas.
DVD
Kodo, 2000. Documentary profiles of 4 players shot during the 1998-99 "One Earth" tour.
Kodo: Live at the Acropolis. VHS 1997, DVD 2002
Kodo: One Earth Tour Special. (c) 2004, recorded 20-21 November 2003 at Setagaya Public Theater, Tokyo. Directed by Tamasaburo Bando.
Official website of Kodo
Kodo Arts Sphere America (KASA)
Página no Facebook
FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Kodo_%28taiko_group%29
Nenhum comentário:
Postar um comentário