quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Taiko Terminologia e Curiosidades

 Terminologia, em sentido amplo, refere-se simplesmente ao uso e estudo de termos, ou seja, especificar as palavras simples e compostas que são geralmente usadas em contextos específicos.

Kyotsuke: (ky-yoh-tsu-keh): Atenção, preparar;
Kamaete: Em guarda, colocar-se em posição;
Naore: Retorne, voltar á posição inicial;
Rei: (reh-e) Assumir postura;
Mae: Frente;
Yooi: Atenção.

Vocabulario Japonês

Hai: Sim
Yoroshiku Onegai shimasu: Conto com você
Arigatou gozaimashita: Muito obrigado
Nippon: Japão


Taiko



Percussionistas tocando taiko em Aichi, Japão.
A palavra taiko significa simplesmente "grande tambor" em japonês. Fora do Japão, a palavra é usada frequentemente para referir-se a alguns dos vários tambores japoneses ("wa-daiko" -"Tambor Japonês", em Japonês)

Display mostrando a fabricação de tambores taiko no Museu dos Direitos Humanos em Osaka
O nagado-daiko (taiko de corpo longo) consiste de duas peças de pele de vaca estendidas e tensionadas sobre um corpo de madeira (tradicionalmente escavado em uma única peça, mas hoje em dia feita de tábuas como um barril).
As peles do tsukeshime-daiko (às vezes chamado simplesmente de "shime-daiko" ou "shime") são estendidas sobre anéis de aço e montadas como um sanduíche sobre um corpo menor. As cordas usadas para fixar as peles no tsukeshime-daiko's são tensionadas antes de cada uso. O okedo-daiko (taiko com corpo em barril, normalmente chamado de "okedo" ou "oke") pode ser montado sobre um suporte e tocado como outros tipos de taiko, mas é usualmente fixado com alças e carregado nos ombros do percussionista que pode assim andar e tocar ao mesmo tempo.
Outros taikos japoneses incluem o uchiwa-daiko (taiko), hira-daiko (taiko chato), o-daiko (grande taiko) e uma variedade de outros instrumentos de percussão utilizados nos conjuntos musicais japoneses como o noh, o gagaku e o kabuki.


Taiko gigante, com um comprimento de 240cm, diâmetro de 240cm na parte mais larga e peso de 3 toneladas. Feito de uma única peça de madeira de uma árvore com 1200 anos de idade.

Os tambores okedo-daiko drums vão desde pequenos instrumentos fáceis de carregar até o maior de todos os tambores japoneses.
Diferentemente do nagado, este tambor pode ser feito em vários tamanhos mas não em qualquer tamanho, devido à sua construção com tábuas de madeira.
A região de Aomori é famosa pelo festival Nebuta onde enormes okedo-daiko são tocados por muitas pessoas enquanto são transportados pelas ruas.
O okedo também pode produzir um som metálico por percussão em seu anel, chamado "ka." Ao produzir este som, os músicos devem ter cuidado para percutir apenas a parte externa do anel metálico e não o ponto de fixação no corpo do instrumento. A madeira fina e leve do okedo pode ficar marcada e rapidamente deteriorada se atingida.
(Saiba mais sobre os tipos de Taiko)
 
Usos do taiko na guerra
No Japão feudal, taikos eram frequentemente usados para motivar as tropas, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e anúncios marciais. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha o taiko yaku (tocados de tambor) era responsável por determinar o passo da marcha, usualmente com seis passos por batida do tambor (batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6).
De acordo com uma das crónicas históricas (o Gunji Yoshu), nove conjuntos de cinco batidas servia para levar um batalhão à batalha, enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas três ou quatro vezes e seguidas pelos gritos "Ei! Ei! O! Ei! Ei! O!" era a chamada para avançar e perseguir o inimigo.

Termos relacionados
Bachi - As baquetas de madeira utilizadas para tocar o taiko.
Ji- também chamado Jiuchi, é um ritmo básico usado para suportar o ritmo principal, ou o O-uchi. Pode também ser descrito como a métrica ou o caráter de uma peça. Alguns dos ritmos mais comuns para o ji são don doko, don ko, ou don go (padrão sincopado). Um Jikata é o músico que toca o ritmo ji.
Ma - um termo japonês para "espaço", é usado na música para descrever um período de silêncio (pausa). Na execução do taiko, ma é o período de tempo entre as batidas. É importante apreciar este silêncio da mesma forma que se apreciam as batidas. Uma vez que os conjuntos de taiko são focados no ritmo, o ma é crucial para adicionar dramaticidade e tensão. O ma pode ser uma pausa rítmica ou um silêncio extendido (como uma fermata) a ser quebrado por iniciativa do executante. Se o percussionista se concentra em ouvir o ma entre as batidas, ele ou ela vai criar um som muito mais efectivo e satisfatório.
Oroshi - é caracterizado por uma série de batidas no tambor. O executante começa lentamente com muito ma. Gradualmente o tempo de ma entre cada batida diminui mais e mais, até que seja tocada uma sequência muito rápida de batidas.
Fonte: http://www.freewebs.com/fmusical/percusso.htm

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