Terminologia, em sentido amplo, refere-se simplesmente ao uso e
estudo de termos, ou seja, especificar as palavras simples e compostas
que são geralmente usadas em contextos específicos.
Kyotsuke: (ky-yoh-tsu-keh): Atenção, preparar;
Kamaete: Em guarda, colocar-se em posição;
Naore: Retorne, voltar á posição
inicial;
Rei: (reh-e) Assumir postura;
Mae: Frente;
Yooi: Atenção.
Vocabulario Japonês
Hai: Sim
Yoroshiku Onegai shimasu: Conto com você
Arigatou gozaimashita: Muito obrigado
Nippon: Japão
Taiko
Percussionistas tocando taiko em Aichi, Japão.
A palavra taiko significa simplesmente "grande tambor" em japonês.
Fora do Japão, a palavra é usada frequentemente para referir-se a alguns
dos vários tambores japoneses ("wa-daiko" -"Tambor Japonês", em
Japonês)
Display mostrando a fabricação de tambores taiko no Museu dos Direitos Humanos em Osaka
O nagado-daiko (taiko de corpo longo) consiste de duas peças de pele
de vaca estendidas e tensionadas sobre um corpo de madeira
(tradicionalmente escavado em uma única peça, mas hoje em dia feita de
tábuas como um barril).
As peles do tsukeshime-daiko (às vezes chamado simplesmente de
"shime-daiko" ou "shime") são estendidas sobre anéis de aço e montadas
como um sanduíche sobre um corpo menor. As cordas usadas para fixar as
peles no tsukeshime-daiko's são tensionadas antes de cada uso. O
okedo-daiko (taiko com corpo em barril, normalmente chamado de "okedo"
ou "oke") pode ser montado sobre um suporte e tocado como outros tipos
de taiko, mas é usualmente fixado com alças e carregado nos ombros do
percussionista que pode assim andar e tocar ao mesmo tempo.
Outros taikos japoneses incluem o uchiwa-daiko (taiko), hira-daiko
(taiko chato), o-daiko (grande taiko) e uma variedade de outros
instrumentos de percussão utilizados nos conjuntos musicais japoneses
como o noh, o gagaku e o kabuki.
Taiko gigante, com um comprimento de 240cm, diâmetro de 240cm na
parte mais larga e peso de 3 toneladas. Feito de uma única peça de
madeira de uma árvore com 1200 anos de idade.
Os tambores okedo-daiko drums vão desde pequenos instrumentos fáceis de carregar até o maior de todos os tambores japoneses.
Diferentemente do nagado, este tambor pode ser feito em vários
tamanhos mas não em qualquer tamanho, devido à sua construção com tábuas
de madeira.
A região de Aomori é famosa pelo festival Nebuta onde enormes
okedo-daiko são tocados por muitas pessoas enquanto são transportados
pelas ruas.
O okedo também pode produzir um som metálico por percussão em seu
anel, chamado "ka." Ao produzir este som, os músicos devem ter cuidado
para percutir apenas a parte externa do anel metálico e não o ponto de
fixação no corpo do instrumento. A madeira fina e leve do okedo pode
ficar marcada e rapidamente deteriorada se atingida.
(Saiba mais sobre os tipos de Taiko)
Usos do taiko na guerra
No Japão feudal, taikos eram frequentemente usados para motivar as
tropas, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e
anúncios marciais. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha o
taiko yaku (tocados de tambor) era responsável por determinar o passo da
marcha, usualmente com seis passos por batida do tambor
(batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6).
De acordo com uma das crónicas históricas (o Gunji Yoshu), nove
conjuntos de cinco batidas servia para levar um batalhão à batalha,
enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas três ou quatro vezes e
seguidas pelos gritos "Ei! Ei! O! Ei! Ei! O!" era a chamada para
avançar e perseguir o inimigo.
Termos relacionados
Bachi - As baquetas de madeira utilizadas para tocar o taiko.
Ji- também chamado Jiuchi, é um ritmo básico usado para suportar o
ritmo principal, ou o O-uchi. Pode também ser descrito como a métrica ou
o caráter de uma peça. Alguns dos ritmos mais comuns para o ji são don
doko, don ko, ou don go (padrão sincopado). Um Jikata é o músico que
toca o ritmo ji.
Ma - um termo japonês para "espaço", é usado na música para descrever
um período de silêncio (pausa). Na execução do taiko, ma é o período de
tempo entre as batidas. É importante apreciar este silêncio da mesma
forma que se apreciam as batidas. Uma vez que os conjuntos de taiko são
focados no ritmo, o ma é crucial para adicionar dramaticidade e tensão. O
ma pode ser uma pausa rítmica ou um silêncio extendido (como uma
fermata) a ser quebrado por iniciativa do executante. Se o
percussionista se concentra em ouvir o ma entre as batidas, ele ou ela
vai criar um som muito mais efectivo e satisfatório.
Oroshi - é caracterizado por uma série de batidas no tambor. O
executante começa lentamente com muito ma. Gradualmente o tempo de ma
entre cada batida diminui mais e mais, até que seja tocada uma sequência
muito rápida de batidas.
Fonte: http://www.freewebs.com/fmusical/percusso.htm
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